As bases do DRT – Demand Responsive Transport – TRANSPORTE SOB DEMANDA

As bases do DRT : DRT é uma forma de transporte público (e, em alguns casos, também privado) que oferece opções de mobilidade flexíveis entre o transporte de massa clássico e o transporte individual. É particularmente adequado para atender às necessidades de mobilidade em áreas de baixa densidade (por exemplo, regiões escassamente povoadas) e / ou quando a demanda é baixa (por exemplo, noturna ou fora do horário de pico)

Em áreas urbanas densamente povoadas, o DRT tem, sim, o potencial de reduzir o uso de carros particulares, fornecendo uma alternativa de porta-a-porta. Entretanto, em determinadas situações, a fim de oferecer o nível de serviço necessário no que diz respeito à disponibilidade de veículos e menores tempos de espera, os serviços do tipo DRT exigirão sempre operações de frota em larga escala e alto nível de custos.

Além disso, o modelo DRT busca espaço nos sistemas de transportes, dada a extensa gama de serviços de transporte público (PT) disponíveis, opções de mobilidade compartilhada e veículos particulares. Existem algumas experiências malsucedidas documentadas em contextos urbanos e, como tal, imagina-se que o DRT siga como um serviço complementar nas áreas urbanas de maior densidade, com maior potencial de escala em áreas periurbanas e rurais:

  • Complementando as ofertas de mobilidade existentes, atuando como serviços de primeira e última milha que alimentam a rede regular de transportes públicos (rota fixa, horário fixo)
  • Aumentando a atratividade e a acessibilidade dos transportes públicos, proporcionando, ao mesmo custo que os transportes públicos regulares, uma maior cobertura geográfica, uma rede mais densa de paragens e uma redução dos tempos de viagem.
  • Mitigar a carência de serviços de transportes em áreas ou regiões com escassas opções de transporte público, proporcionando opções de mobilidade para pessoas que não têm acesso a carros particulares

A proposta de valor da DRT deve ser considerada além dos custos e receitas de serviços. Os benefícios em termos de acesso à educação, cuidados de saúde, cultura, oportunidades de trabalho também devem ser considerados para avaliar o desempenho dos serviços de DRT.

Dado o fato de serem normalmente serviços altamente subsidiados em zonas com transportes públicos deficientes ou inexistentes, a optimização dos recursos disponíveis deve ser um motor fundamental para a concepção do serviço DRT. Nesse sentido, os modelos semiflexíveis e híbridos são mais propensos a fornecer um equilíbrio ideal entre o nível de serviço e os custos operacionais.

Para destravar o elevado potencial do DRT em termos de combate à carestia nos transportes e de melhoria dos serviços de transporte público para além das principais redes urbanas e dos principais corredores, são necessárias mais medidas políticas, tanto a nível municipal, estadual como a nível nacional, incluindo:

Melhor acesso das agências e órgãos dirigentes de transportes às orientações, ferramentas e melhores práticas, a fim de reforçar a sua capacidade de melhorar as especificações nos seus procedimentos de contratação e licitação.

Cenário jurídico mais claro que promova a flexibilidade na prestação de serviços de transporte público e modificação do modelo de oferta existente

Programas de financiamento estruturados que ultrapassem apenas a fase-piloto, permitindo a implantação de competências técnicas de planeamento e operação e alcançando o resultado desejado em termos de integração e transferência modal significativa e de melhoria da acessibilidade ao emprego, à educação, à saúde e aos serviços sociais.

Fonte: Traduzido com adaptações do trabalho EIT Urban Mobility NEXT 7 – Demand Responsive Transport – Recommendations for success deployment – Oct 2022

Siga nossas redes sociais

Contato

contato@optai.com.br

MASCOTE optai

© 2021 – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Startup soluções digitais