Liftango lança serviço novo sob demanda (Pīkau) para apoiar comunidades Maori carentes

Trabalhando com Ngātiwai iwi, a Liftango lançou um serviço sob demanda que conecta comunidades maori a serviços essenciais na área rural de Northland, a Nova Zelândia.

Este projeto visa minimizar os impactos da falta de transporte, proporcionando às comunidades maori carentes um maior acesso a modos de transporte seguros e confiáveis por meio da implantação de um serviço sob demanda. Ele conecta Whangaruru com Whangārei, uma rota de 71 quilômetros sem outros serviços de transporte público.

 


Com a ajuda da tecnologia de transporte da Liftango e da equipe de estrategistas de mobilidade, o serviço de ônibus sob demanda é co-projetado, liderado e de propriedade da iwi e viabilizado como resultado do financiamento do Fundo de Inovação Hoe ki angitū-Waka Kotahi. Ele é resultado de um programa de transporte focado localmente e liderado pela comunidade que facilita o acesso importante à saúde, educação, emprego, socialização e conexões culturais.

 

A Liftango trabalhou em estreita colaboração com o Ngātiwai Trust Board em todas as fases do projeto, bem como com os parceiros Waka Kotahi New Zealand Transport Authority e Ritchies, para resolver os desafios de transporte no que diz respeito ao melhor formato. Como resultado de workshops presenciais e sessões públicas com mais de 80 membros da comunidade local, a equipe de Novas Mobilidades da Liftango projetou parâmetros de serviço que priorizariam conectar as instalações mais importantes à comunidade nos momentos mais convenientes.

 

Os membros da comunidade podem reservar viagens com antecedência de e para Whangārei usando o aplicativo de serviço Pīkau construído pela Liftango. Todos os elementos do projeto de serviço foram cuidadosamente considerados para os usuários, desde o tipo de veículo até o parceiro operacional, Ritchies, que fornece veículos que incluem reboques de caixa para transportar mantimentos e itens maiores em toda a rota.


Ngātiwai Trust Board escolheu Pīkau como o nome do serviço, que significa “carregar nas costas; piggyback’ e o serviço é gratuito para a comunidade durante toda a duração do projeto-piloto. Designers e tradutores locais foram contratados como parte do lançamento do serviço, e o aplicativo e o site estão sendo traduzidos para o Te Reo Māori como parte disso.


Juntamente com métricas de custo e eficiência, a Liftango também está coletando dados sobre o propósito da viagem, escolha modal e conexão social para permitir uma maior compreensão de como o serviço está beneficiando a comunidade.


Ainsley Hughes, Líder de Projeto Pīkau da Liftango, disse: “Meu tempo em Northlands trabalhando com membros da comunidade no co-design de Pīkau apenas reforçou como o transporte é vital para criar melhores resultados de saúde, bem-estar e sociais. Com muita frequência, vemos conversas da indústria sobre transporte com foco em redução de custos e métricas de eficiência, ignorando muitos dos benefícios sociais críticos que um serviço como o Pīkau traz para a comunidade. A disposição e o entusiasmo de nossos parceiros de projeto em apoiar Pīkau é um excelente passo à frente para reorientar essa narrativa para a equidade”.


Northland Pou Arahi Hemi Clendon falou em nome de Waka Kotahi na abertura Powhiri em Mokau Marae: “É ótimo poder impulsionar nossa organização e nos depararmos com Ngātiwai desde o início do projeto. Há importância e significado em estar ali para o relacionamento e para o projeto. E a toda a equipe, Ehara taku toa i te toa takitahi erangi he toa takitini.”

Simon Mitchell, CEO do Ngātiwai Trust Board disse: “Estamos entusiasmados com a recepção esmagadoramente positiva de nossos serviços dentro da comunidade. O aumento constante no número de passageiros reflete a crescente necessidade e apreciação por opções de transporte acessíveis dentro de nossa kāinga. Essa tendência de crescimento, particularmente após as festas de fim de ano, ressalta o papel essencial que a Pīkau desempenha no atendimento das diversas necessidades de nossa comunidade.”

Kevin Orr, CEO da Liftango, comentou: “É nossa visão destravar os benefícios advindos do transporte compartilhado, e nenhum projeto resume isso melhor do que Pīkau. Trabalhar com a comunidade Maori local e nossos parceiros de serviço para lançar um piloto que realmente reflita as necessidades e os valores dessa comunidade tem sido um prazer. Estamos ansiosos para ver os benefícios que este serviço traz e apoiar esta bela região ainda mais no futuro.”

 

Os serviços de transporte sob demanda são muito adequados para transporte em áreas rurais e localidades com baixa densidade. A Liftango é distribuída no Brasil pela Optai, fale conosco, e vamos pensar em um projeto que atenda a sua necessidade.


@optai

Siga nossas redes sociais

Contato

contato@optai.com.br

MASCOTE optai

© 2021 – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Startup soluções digitais