Como a tecnologia está sendo aplicada para tornar o transporte mais sustentável?
✓ Carpooling.
✓ Transporte responsivo à demanda.
✓ Plataformas de operações de transporte para tornar as operações mais eficientes e fáceis de gerenciar.
Nos bastidores, os operadores de transporte em todo o mundo, coletivamente, gerenciam milhares de veículos para atender milhões de passageiros, diariamente. Orquestrar tal operação, em todos os níveis, não pode ser feito sem o apoio da tecnologia. As plataformas de operações de transporte foram desenvolvidas para executar e gerenciar as operações de transporte de forma sustentável. A tecnologia que suporta uma operação de transporte bem executada oferece vários benefícios para o meio ambiente, setor econômico e bem-estar de uma comunidade.
Plataformas de operações de transporte responsivas à demanda, identificam o roteamento e o agendamento ideais das frotas para maximizar a cobertura e o movimento de passageiros. Maximizar o uso da frota tem um impacto econômico e social significativo na comunidade que ela atende. O acesso ao transporte oferece a oportunidade para as pessoas conseguirem empregos e vice-versa (empresas para alcançar mais pessoas), o que apoia os meios de subsistência e uma economia próspera. A capacidade de acessar serviços essenciais, como os de saúde, mercearias, serviços governamentais e também o círculo social, afeta diretamente a saúde e o bem-estar de uma comunidade.
Estas plataformas tornam as operações de transporte mais fáceis e eficientes, uma vez que criam um centro de controle para gerir facilmente as reservas e comunicações de passageiros e a capacidade de trabalhar com as características únicas dos condutores e da frota (ou seja, perfis e atribuições dos condutores). A otimização da execução e do gerenciamento operacional beneficia tanto os operadores de frota quanto as comunidades, econômica e socialmente.
Para os ambientalmente conscientes, as plataformas de operações de transporte também foram construídas para relatar métricas como o CO2 eliminado e o número de carros retirados das estradas. Organizações ambientalmente conscientes ainda usam esses dados para monitorar, gerenciar e agir sobre seu impacto ambiental.
Desde 2021, a Tesla e a Nike têm utilizado a plataforma Liftango de operações de transporte especificamente concebida para monitorizar, gerir e otimizar o transporte de funcionários, bem como para informar e agir sobre o seu impacto ambiental. Desde fevereiro de 2022, a JustGo North Lincs agregou ao transporte público de rotas fixas e linhas regulares o seu programa DRT, que é gerenciado e otimizado por meio de uma única plataforma de operações.
O transporte sustentável é essencial para o desenvolvimento do futuro da nossa sociedade. Nossas soluções de trânsito anteriores serviram até certo ponto, mas agora elas carecem de revisão para que possamos ver uma progressão consciente no cenário de transporte. Felizmente, existem soluções tecnológicas que podem nos levar a alcançar nossos objetivos de transporte. Esses avanços têm o potencial de aliviar muitos dos pontos problemáticos em nosso atual sistema de trânsito, oferecendo uma experiência de viagem acessível e satisfatória para o viajante frequente. De acordo com as Organização das Nações Unidas, “ao considerar os custos totais de transporte, incluindo combustível, despesas operacionais, perdas devido ao congestionamento e veículos, o transporte sustentável pode proporcionar economias de US $ 70 trilhões até 2050”. Isso significa que, ao adotar soluções de transporte sustentáveis, como caronas, transporte responsivo à demanda ou uma plataforma de operações de transporte, economizaria grandes quantias dos salários anuais das famílias. Também tem o potencial de aliviar problemas financeiros, melhorar a saúde mental e as conexões sociais e reduzir as emissões nocivas de carbono. Os efeitos da implementação de transportes sustentáveis são abrangentes, impactando comunidades, empresas e o meio ambiente. Também pode abrir caminho para a equidade social, viabilizando o acesso ao transporte para todos. Ainda temos um longo caminho a percorrer para tornar nosso transporte mais sustentável, mas, graças aos avanços da tecnologia, estamos ainda mais perto de alcançar esse objetivo universal que beneficiará as gerações nos próximos anos.
Fontes: Banco Mundial (2020), Associação Americana de Transporte Público, Departamento de Transportes dos EUA (2017)