Como fazer estimativa de demanda para desenvolver sistemas de transporte sob demanda (DRT)?

Como as simulações podem dirimir dúvidas e subsidiar decisões baseadas em dados para desenvolver sistemas de transporte sob demanda eficazes. DR. BEN KAUFMAN, ESPECIALISTA EM NOVAS MOBILIDADES, LIFTANGO LABS

Consiste em estimar a demanda que seu serviço recém-projetado produzirá. Isso é importante porque você vai querer ter certeza de que a frota que você usa é adequada para o propósito, deixando seu orçamento e seus clientes satisfeitos.

As métricas que ajudarão a estimar a demanda incluem dados censitários, cobertura populacional, redes de trânsito locais, bem como dados socioeconômicos.

A estimativa da demanda é difícil, mas um serviço como o “Liftango Labs” pode torná-lo mais fácil, pois temos acesso a um banco de dados global de serviços operacionais. Encontramos serviços em locais semelhantes ou com projetos semelhantes e os usamos para orientar a demanda antecipada. Características importantes como densidade populacional, tamanho do serviço, variáveis sociodemográficas e desenho do serviço orientam nossa estimativa de demanda. Isso nos permite verificar as estimativas de demanda para garantir que estejam dentro de intervalos razoáveis.

Como podemos ajudar?

Por meio de simulações, a demanda pode ser ajustada para testar uma gama de possibilidades para que você possa entender melhor o seu desempenho à medida que seu serviço cresce.

Como podemos ajudar?

A equipe New Mobilities da Liftango pode orientar e desenvolver ideias em torno de frotas potenciais. A simulação de projeto de frota permite que você compare seu projeto de serviço com poucos veículos maiores com um de veículos menores. Nossas simulações podem mostrar a chance de sucesso do seu serviço nos níveis estimados de demanda, garantindo que seus passageiros possam reservar viagens e usar seu serviço.

O próximo passo é projetar sua frota e decidir qual tamanho, quantidade e tipo de veículos você precisará implantar para atender a demanda. Assim como todo o processo de design, o design da frota também é um processo evolutivo que pode ser impactado pela sua frota atual.

Um simulador de projeto de frota é inestimável para projetar sua frota. A capacidade de testar o desempenho de frotas de qualquer tamanho ou composição pode ajudar a explorar que tipo de veículos usar ou como melhorar sua frota no futuro. Ele também leva em conta as necessidades da sua frota, quer isso signifique que você precisa de veículos acessíveis para cadeiras de rodas ou operar com veículos maiores.

transporte sob demanda

Exemplo de design de operação, incluindo vários veículos elétricos, com capacidades diversas, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida.  As paradas dos motoristas são incorporadas a fim de atender regulamentações locais

Pensando em se tornar-se mais sustentável? Se você está pensando em mudar para veículos elétricos, o Liftango Labs também pode executar essas simulações de Design de Frota e explorar quanto você economizará em combustível e emissões de carbono todos os dias

Parâmetros de serviço

Esta é uma das etapas finais da sua jornada de simulação, onde os ajustes finais são feitos. Uma compreensão abrangente do caso de uso do seu serviço fará com que seja

mais fácil de ajustar, mas essas configurações podem ser ajustadas mesmo depois que um serviço é iniciado para garantir que os melhores resultados sejam alcançados.

Os algoritmos e parâmetros de roteamento correspondentes podem ser ajustados para atender às necessidades específicas do seu serviço. Se a sua organização valoriza a experiência do usuário, os parâmetros do seu serviço devem atender a essas necessidades! Da mesma forma, se o seu serviço valoriza o volume de passageiros em vez de fornecer viagens diretas, isso pode ser acomodado ao definir os parâmetros do seu serviço. Essas configurações não estão definidas em pedra, e deve ser revisitado após o lançamento com uma análise do desempenho do serviço usando dados reais.

Como podemos ajudar?

A Liftango opera um algoritmo de correspondência de “reserva garantida”.

Isso significa que podemos ajustar a jornada de cada passageiro após a reserva e caso os parâmetros sejam atendidos, a viagem é compartilhada. Esse é um recurso crítico em muitos cenários de serviço e um forte impulsionador da aceitação e utilização contínuas do serviço.

Há mais de 50 parâmetros de serviço que podem ser configurados para serviços em tempo real. Para destacar o impacto e o controle possíveis, aqui estão 2 dos parâmetros mais comumente modificados:

  • Multiplicador de Desvios: multiplicador colocado no tempo de viagem direto previsto. À medida que o multiplicador de desvio aumenta, os tempos de viagem podem aumentar. Por exemplo: se um motociclista quiser fazer uma viagem de 10 minutos e o multiplicador de desvio em seu serviço for de 1,5, a viagem pode levar até 15 minutos.
  • A Janela de Reservas: quanto o algoritmo pode ajustar o tempo solicitado por um passageiro. Por exemplo: se a Janela de Reserva estiver definida em 10 minutos e um motociclista quiser ser deixado no seu destino às 10h, o algoritmo poderá deixá-lo entre as 9h50 e as 10h. Da mesma forma, se um motociclista quiser ser pego às 17h, o algoritmo pode pegá-lo entre 17h e 17h10. Com este design, os passageiros nunca perderão seus compromissos e o veículo não chegará antes de estarem prontos para ir.

Como podemos ajudar?

A equipe do Liftango Labs reavalia as configurações de serviço após o lançamento, garantindo que os passageiros tenham a melhor experiência, enquanto as autoridades de trânsito fornecem o melhor serviço com os ativos disponíveis

Avaliação de Simulação

Finalmente, depois de muito esforço no projeto de serviço, estimativa de demanda, frota e até mesmo seus parâmetros de serviço, as simulações podem gerar métricas de serviço diárias, como distância percorrida, horas do motorista, viagens fornecidas, taxas de viagem compartilhadas, tempos de viagem e distâncias de viagem.

Cada simulação passará por várias iterações em cada fase, e é hora de explorar as mudanças. Pode ser um retorno ao projeto de serviço inicial, a remoção ou adição de um veículo ou um leve ajuste nos parâmetros correspondentes. Isso é comum, mas proporcionará maior certeza de que seu serviço produzirá os resultados que você espera alcançar.

Para simulações de veículos elétricos, também mostramos economia de custos e emissões de carbono em comparação com se você tivesse executado esse serviço usando uma frota de veículos com motor de combustão interna. A calculadora recebe entrada direta dos resultados da simulação e pode ser ajustada usando insumos locais de emissão e custo. Os custos de eletricidade e combustível podem ser ajustados, permitindo que a combinação das fontes de energia da rede local ou os geradores de energia renovável contabilizem totalmente essas economias em seus cálculos.

Simulando uma substituição de rota fixa

A substituição de rota fixa é uma prática comum para lançar um novo serviço sob demanda sem comprometer muito a estrutura de custos. Em vez de buscar cobrir uma área nova, um serviço sob demanda pode ser projetado para melhorar o fluxo, alimentar as linhas existentes e a cobertura de um serviço de rota fixa de baixo desempenho, aumentando a qualidade do serviço e potencialmente expandindo a cobertura para seções mal servidas da rede. Esta é a melhor opção para aqueles que querem “fazer mais, com menos”.

A intenção aqui é garantir que uma rota fixa de alta frequência seja implantada onde for necessária, ao passo que uma maior cobertura seria dada com o transporte sob demanda de primeira milha/última milha de e para a rede troncal. Isso incentiva maior equilíbrio entre equidade, qualidade do serviço e cobertura, ao mesmo tempo em que produz economia de custos.

Substituições de serviços regulares de rotas fixas

Antes que os serviços sob demanda estivessem amplamente disponíveis, muitas agências de trânsito projetavam rotas de cobertura (às vezes chamadas de rotas locais ou alimentadoras) para fornecer cobertura de trânsito de linha de base (400 metros a pé de uma parada). Embora haja muitas pesquisas hoje demonstrando que, para muitas pessoas, isso não é acessível, essas rotas muitas vezes não alcançaram níveis de serviço desejáveis. Isso pode ser devido a várias características, como:

  • Longos tempos de viagem
  • Serviços pouco frequentes
  • Distâncias indesejada, a pé, até as paradas
  • Experiência ruim, por parte do usuário do serviço

Se o seu serviço incluir alguma das características acima, vale a pena explorar os serviços sob demanda como substituto ao transporte regular.

Se você ….:

  • Considera a hipótese de um serviço sob demanda funcionar
  • Está projetando um novo serviço sob demanda
  • Está buscando melhorar sua oferta existente de solicitações de serviços sob demanda

…Utilizar-se das simulações o ajudará a avançar com mais confiança e o Liftango Labs pode orientá-lo neste processo. Entre em contato com a Optai para agendarmos uma conversa com os nossos técnicos qualificados e ver as nossas simulações por si mesmo.

A equipe do Liftango Labs reavalia as configurações de serviço após o lançamento, garantindo que os passageiros tenham a melhor experiência, enquanto as autoridades de trânsito fornecem o melhor serviço com os ativos disponíveis.

 

© 2021 – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Startup soluções digitais