Quais são os formatos (Design) de serviços mais comuns para o desenvolvimento de serviços de transporte sob demanda?

Como as simulações podem dirimir dúvidas e subsidiar decisões baseadas em dados para desenvolver sistemas de transporte sob demanda eficazes. DR. BEN KAUFMAN, ESPECIALISTA EM NOVAS MOBILIDADES, LIFTANGO LABS

transporte sob demanda

Ponto a Ponto - AT Local, serviço da Liftango na Nova Zelândia

Um serviço valoroso para os passageiros e de design bastante comum. Permite que os passageiros se desloquem de qualquer origem para qualquer destino dentro de uma zona. As principais desvantagens são o menor potencial de compartilhamento, pois os passageiros não são obrigados dividir viagens com outros. Isso pode ser melhorado usando pontos de encontro virtuais ( ao invés de diversas paradas de ônibus colocadas muito próximas em uma zona) para melhorar a eficiência.

De um ponto a um hub - Conceito de design de serviço na Tasmânia, Austrália

Muitas vezes usados para fornecer acesso a estações de transporte e outros pontos de interesse, este é um projeto de serviço muito relevante que permite que os passageiros se desloquem do local escolhido para pontos de interesse específicos (ou vice-versa). É preciso ter cuidado ao escolher os hubs para garantir que o serviço atenda às necessidades da comunidade que serve, como o acesso às principais estações de transbordo. Este tipo de projeto resolve muitos problemas de primeira e última milha.

Entre dois hubs - Arvida Good Friends Go, um serviço Liftango em operação na Nova Zelândia

Um design mais restritivo e altamente eficiente.  Deve-se escolher entre hubs pré-determinados. O compartilhamento de viagens é alto, desde que os hubs sejam colocados em locais onde há maior probabilidade de os passageiros os acessarem.

 

Por se tratar de um serviço novo, é preciso pensar na cobertura, no tamanho potencial da frota, nos horários de funcionamento e nas expectativas dos passageiros. Embora nada disto esteja definido nesta fase, ter uma ideia sobre estes aspectos será importante daqui para frente. Depois de ter um design de serviço com o qual você se sinta bem, é hora de estimar a Demanda.

transporte sob demanda

        Se você ….:

  • Considera a hipótese de um serviço sob demanda funcionar
  • Está projetando um novo serviço sob demanda
  • Está buscando melhorar sua oferta existente de solicitações de serviços sob demanda

…Utilizar-se das simulações o ajudará a avançar com mais confiança e o Liftango Labs pode orientá-lo neste processo. Entre em contato com a Optai para agendarmos uma conversa com os nossos técnicos qualificados e ver as nossas simulações por si mesmo.

Siga nossas redes sociais

Contato

contato@optai.com.br

MASCOTE optai

© 2021 – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Startup soluções digitais