Por que as soluções de transporte para funcionários são essenciais para o desenvolvimento sustentável?
Depois de termos destacado alguns dos requisitos comuns que empregadores e funcionários têm ao considerar uma solução de transporte corporativo. A escala e o escopo das soluções de transporte corporativo podem variar amplamente – compare, por exemplo, uma operação florestal em grande escala com um negócio de serviços no centro da cidade – então é importante focar exatamente qual é o contexto. A abordagem para cada contexto é começar a partir de uma base comum e aplicar um framework à situação específica.
Através de múltiplos engajamentos e em conjunto com diferentes partes interessadas nesse espaço, destilamos os componentes comuns necessários ao construir uma solução de transporte para funcionários.
Identificar um problema é um ótimo ponto de partida, mas quais opções estão disponíveis para realmente solucionar questões de transporte para organizações? Aqui estão algumas das soluções que a Liftango oferece, que se encaixam particularmente bem ao lado de outras iniciativas, como a promoção do transporte ativo, condições flexíveis de trabalho remoto e investimento em infraestrutura de apoio.
Serviços de rota fixa e ônibus de ponto a ponto são meios instantaneamente reconhecíveis e bem compreendidos de oferecer soluções de transporte compartilhado conveniente. Esses conceitos podem ser facilmente aplicados a diferentes contextos, como conectar uma estação de trem ou metrô a um centro de emprego. Esse tipo de serviço ‘última perna’ é valioso para aqueles que viajam de áreas mais distantes utilizando uma rede de transporte público, ou talvez instalações de estacionamento remoto.
Esses serviços também são frequentemente usados em distâncias maiores onde alternativas não existem. Minas, operações florestais remotas e outros projetos de infraestrutura muitas vezes exigem que os trabalhadores vivam perto do local e/ou sejam transportados para o local de trabalho diariamente. Especialmente em um contexto de indústria pesada, isso pode ser uma disposição importante para a segurança daqueles que trabalham longas horas, reduzindo significativamente o risco de acidentes de veículos motorizados antes e depois do turno.
A tecnologia existe para tornar o planejamento e a execução desses serviços muito mais convenientes. Para um operador, ser capaz de planejar e comunicar novas rotas e alterações de horário pode ser um desafio, então soluções que tornem isso simples e visível são ferramentas úteis. Do ponto de vista do passageiro, ter a localização em tempo real do ônibus disponível, juntamente com os níveis de ocupação e um planejador de viagens torna o serviço muito mais visível e útil.
Rotas de transporte planejadas são mais úteis onde há um alto volume de usuários e consistência nos horários e direções de acesso. Em muitos outros cenários, há um alto grau de variabilidade nos níveis de demanda, bem como pouca consistência na localização. Em cenários onde a flexibilidade é importante, soluções como transporte sob demanda ou transporte responsivo à demanda, com diferentes níveis de flexibilidade são muito valiosas.
Campus corporativos e parques empresariais podem ter uma natureza expansiva, com requisitos de viagem entre locais de forma ad hoc. Isso torna muito difícil planejar rotas eficazes, então o transporte compartilhado sob demanda oferece uma solução viável focada em sustentabilidade. O acoplamento de veículos pequenos com um sistema inteligente de agregação de viagens e roteamento flexível resulta em viagens comuns sendo compartilhadas, com flexibilidade para atender às necessidades de viagem de uma força de trabalho que muda diariamente.
Esse tipo de solução também é útil quando visto no contexto de uma rede de transporte fixa, ou quando os padrões de deslocamento estão constantemente mudando. Muitas vezes, redes fixas atendem aos requisitos de viagem de algumas pessoas, mas não são úteis para outras. Nesse caso, o transporte sob demanda pode ser sobreposto a uma rede para oferecer àqueles que moram em áreas de trânsito insuficientes, ou para quem uma única viagem pode exigir duas ou mais transferências, um método mais direto, conveniente e rápido de ir para o trabalho e voltar. Forças de trabalho com alto grau de variabilidade também podem se beneficiar desse tipo de solução, pois o veículo só irá para um ponto de coleta quando alguém realmente precisar viajar.
A carona é um elemento frequentemente negligenciado, mas fácil de implementar, em um programa de transporte compartilhado. O conceito central é bastante simples – colegas que moram relativamente perto, que trabalham em horários semelhantes, podem compartilhar o trajeto de ida e volta do trabalho.
Na realidade, os elementos de descoberta e planejamento de um programa muitas vezes o tornam malsucedido. Ao introduzir tecnologia que torna o processo de correspondência e administração mais fácil, os colegas podem encontrar, planejar e realizar caronas dentro de uma rede privada de maneira muito mais fácil.
Uma consideração importante ao implementar um programa de transporte sustentável baseado em caronas é o tipo e nível de incentivo necessário. Um bloqueio-chave para esse tipo de programa é o fator ‘por que eu iria me desviar para pegar alguém?’.
O design do serviço, como pontos de coleta nomeados, pode ajudar a superar isso, mas é a inclusão de programas de incentivos e benefícios que oferece os estímulos que impulsionarão a adoção. Compreender o contexto do local de trabalho informará a mistura apropriada de locais de estacionamento garantidos ou premium, taxas de estacionamento com desconto, vouchers, reembolsos e outras inclusões possíveis.
Tradicionalmente, as organizações tratam os processos de compreensão do problema, pesquisa de soluções, seleção e gerenciamento de fornecedores, coleta de dados e relatórios de atividades como componentes separados. Esses componentes geralmente envolvem uma coletânea de recursos internos, consultores, fornecedores de software e equipes operacionais.
Embora haja benefícios em adotar essa abordagem fragmentada, muitas organizações perceberam as oportunidades que surgem de uma abordagem consolidada e integrada por meio de parcerias. Em vez de considerar isso como um fluxo linear, colocar usuários e dados de serviço no centro do sistema facilita uma abordagem mais colaborativa e focada em impacto.
Considere o fluxo de dados por meio desses sistemas. Uma abordagem linear faz sentido quando o problema é bem conhecido, há poucas opções de implementação e o cenário regulatório é consistente. Em contraste, uma abordagem centrada em dados é flexível, permite a inclusão e exclusão de diferentes sistemas quando necessário, impulsiona as estruturas de implementação e relatórios, e pode ser extrapolada entre jurisdições:
– Modelo linear
– Abordagem centrada em dados
A extensão lógica de uma abordagem centrada em dados e usuários é que clientes, fornecedores, consultores e usuários podem colaborar para projetar, implementar, usar e aprimorar soluções. Isso cria um foco poderoso no impacto e ajuda a garantir que diferentes partes interessadas não conduzam programas em direções que vão contra os objetivos mais amplos do programa.
Um bom exemplo de abordagem integrada é a parceria Trio entre a National Express (Reino Unido) e a Liftango. Como o nome sugere, o Trio combina três componentes: a escala e a expertise em gerenciamento de transporte da National Express com a tecnologia avançada oferecida pela Liftango, misturadas com a filosofia do cliente. Juntos, esses elementos trabalham para resolver desafios de mobilidade em três estágios – descobrir, projetar e desenvolver. Incorporar plataformas de dados como Commutifi e outras desde as fases iniciais cria uma continuidade ao longo do ciclo de vida do programa.
Por que estamos implementando um programa de transporte de funcionários? No final, independentemente dos focos imediatos, o transporte corporativo pode ser reduzido a uma coisa – impacto. Os objetivos do programa irão ditar que tipo de impacto está sendo buscado – impactos de sustentabilidade, melhorias na segurança, retenção de funcionários. E, com base nos objetivos, a peça crítica do quebra-cabeça é: Como quantificar esse impacto?
Utilizar um processo consistente, colaborativo e orientado por dados tornará mais simples quantificar o impacto. Soluções de transporte gerenciadas, como as descritas aqui, são ricas em dados, fornecendo informações sobre quando, onde, quem e como os serviços estão sendo utilizados.
Esses dados podem ser usados para informar melhorias contínuas no programa – alinhadas com os objetivos do programa – e para medir e relatar o impacto. Medidas comuns frequentemente solicitadas à Liftango incluem:
As seções seguintes destacam como os processos descritos anteriormente podem ser usados para criar impacto em uma escala mais ampla.
Este fabricante de carros elétricos em rápido crescimento enfrentava desafios significativos para atrair e reter funcionários, e estava sofrendo com uma pressão severa nos estacionamentos de suas fábricas nos EUA. A maioria dos funcionários dirigia para o trabalho, pois havia pouquíssimas ou nenhuma ligação de transporte público para as fábricas. A empresa precisava de uma solução de transporte que incentivasse os funcionários a mudar seus padrões de trânsito, além de reduzir as emissões em suas instalações nos EUA.
A organização optou por introduzir a solução de caronas Liftango para incentivar os funcionários a compartilhar suas viagens para o trabalho, reduzir o estresse nos estacionamentos e evitar a necessidade de adquirir mais espaços de estacionamento para os funcionários. Além disso, ao diminuir o número de veículos de ocupação única que se deslocavam para o local de trabalho, a empresa conseguiu economizar emissões de CO2/Alcance 3.
A Liftango criou uma plataforma de caronas personalizada e exclusiva para os funcionários da organização. Dentro dessa rede de confiança, os funcionários podem ser facilmente correspondidos a colegas para compartilhar caronas. O sistema permite caronas verdadeiramente flexíveis, pois cada viagem é correspondida dinamicamente, permitindo que os caroneiros reservem viagens únicas, de ida e volta e repetidas. Os caroneiros também contam com um programa garantido de transporte de volta para casa, que lhes oferece a confiança de saber que nunca ficarão sem opção de transporte.
A Liftango também trabalhou com a organização para criar um programa de incentivos e comunicação que envolveu os funcionários nacionalmente e possibilitou uma rápida adoção do aplicativo de caronas Liftango.
Após 18 meses, os funcionários completaram aproximadamente 15.000 viagens por mês. Isso aliviou significativamente a pressão sobre os requisitos de estacionamento e possibilitou uma economia subsequente de 380 toneladas de CO2.
A empresa do setor petrolífero, com sede no Rio de janeiro, e com diversos expatriados, acompanhados de suas famílias, mantinha uma estrutura de transporte corporativo, com processos manuais e com limitadores importantes no que dizia respeito à segurança e controle dos deslocamentos de seus colaboradores e agregados.
Um grande grupo provedor de serviços de transportes foi contratado para resolver o problema de maneira sistêmica e efetiva, a fim de gerenciar a alocação e utilização de veículos e seu compartilhamento. O provedor de serviços de transportes, por sua vez, buscou no mercado soluções tecnológicas que poderiam atender às demandas existentes, bem como ser capaz de contribuir par processos eficazes e eficientes, automatizados e capazes de evolução à medida que novas demandas fossem identificadas.
Havia muitas questões específicas e customizações a serem feitas, e a Liftango estava aberta a ajustes e personalizações que atenderiam as necessidades do cliente final. Somamos a isto o fato de que a Liftango é reconhecida por adaptar e customizar seus projetos e ainda a disponibilidade de um parceiro local, a Optai, que se encarregaria de todos os processos administrativos, auxiliando na implantação e fornecendo suporte ao cliente localmente.
Os motes do serviço eram a comodidade e segurança para seus funcionários. Para isso, foi criada uma operação altamente personalizada, com carros blindados e não blindados, zonas de serviço para cada tipo de carro e exigência da categoria de usuário, acesso livre para todos os seus funcionários, todos os dias do ano 24 horas por dia.
O serviço de transporte sob demanda opera no modelo “porta-a- porta” em quase todo o litoral da cidade do Rio de Janeiro, buscando garantir a comodidade e segurança desejadas:
A operação tem alocação de veículos com número flutuante, e adequado à demanda, podendo chegar a 40 veículos em operação simultânea, e a configuração dos veículos permite o compartilhamento de 5, 4 ou 3 passageiros, sem custo direto para os usuários.
Por ser uma operação em rede fechada, há aproximadamente 300 usuários que perfazem em média 33 viagens por dia.
Atualmente, percorremos uma média de 213km diariamente, com 20 veículos, 43 passageiros e a demanda, desde a implantação do serviço, cresceu em 100%.
Estão em estudo novos serviços de rotas fixas para os pontos de conexão com as plataformas Off-Shore.
A sede desta Corporação Fortune 100 possui uma área de serviço de 20 milhas quadradas e mais de 16.000 funcionários regulares. Manter sua infraestrutura de estacionamento para milhares de viagens diárias de veículos de ocupação única (SOV) era caro e insustentável. Esta organização também tinha metas agressivas para reduzir resíduos e emissões de carbono. Eles estavam em busca de uma solução de transporte inovadora que pudesse remodelar os padrões de trânsito dos funcionários, melhorar a satisfação no trabalho e reduzir as emissões, ao mesmo tempo que se integrava à experiência existente no campus corporativo.
A organização recorreu ao algoritmo exclusivo de reservas de Opções de Demanda em Rotas Fixas (FRODO) da Liftango para garantir uma experiência ideal para cada usuário, maximizando a eficiência e a capacidade de cada veículo. O FRODO permite que o operador da frota direcione solicitações de reserva sob demanda para ônibus de rota fixa quando critérios específicos são atendidos; o sistema dá preferência a viagens de rota fixa em determinadas situações para evitar que as solicitações sob demanda reduzam a demanda de rotas fixas.
Os usuários podem informar qualquer necessidade de assistência à mobilidade ao configurar seus perfis, e o algoritmo de reserva do FRODO oferece automaticamente aos usuários com requisitos de acessibilidade um ônibus sob demanda com acessibilidade para cadeira de rodas para levá-los a qualquer lugar no campus.
Funcionários e visitantes no campus podem reservar passeios com até sete dias de antecedência e agendar viagens sob demanda por meio de um aplicativo, via centro de atendimento telefônico ou falando com um membro da equipe do campus. O serviço funciona nos dias úteis das 7h às 19h e usa autenticação única para limitar o acesso a usuários verificados.
O serviço apoia uma mudança modal afastando-se de viagens de Veículos de Ocupação Única (SOV), servindo como um conector de primeira e última milha para os funcionários que se deslocam para e do campus usando a estação local de trem leve TriMet MAX. Ao retornar ao trabalho no campus por 3 dias por semana na primavera de 2022, os ônibus de rota fixa do campus atenderam quase 10.000 passageiros de maio a agosto, com mais 2.600 viagens sob demanda concluídas. As paradas de rota fixa foram atendidas, em média, a cada 9,84 minutos, ultrapassando a meta de um tempo máximo de espera de 10 minutos.
O Thames Valley Park (TVP) abriga algumas das empresas mais influentes do mundo em escritórios localizados em uma antiga instalação de geração de energia recuperada. Devido aos padrões de trabalho em constante mudança nos últimos anos, o TVP buscava uma oferta de transporte aprimorada. A falta de acesso ao local foi citada por muitos funcionários como o motivo para permanecerem em casa em vez de viajar para o trabalho. Ao mesmo tempo, havia poucos dados sobre os deslocamentos dos funcionários, o que se mostrou uma barreira para a implementação de soluções de transporte focadas no usuário. Alinhado à sua forte abordagem de desenvolvimento ambiental, o TVP também queria eletrificar a frota.
O TVP envolveu a Liftango e a Stewart’s Coaches, parte da National Express Transport Solutions, para fornecer um estilo mais intuitivo de transporte de funcionários focado no usuário em seu design e execução. Eles desejavam a coleta e uso de dados de viagem para melhor planejamento e análise. Além da eletrificação da frota, queriam que a solução facilitasse cálculos granulares de impacto do Escopo 3 para as empresas locatárias por meio da captura e relatório de dados.
A Liftango implementou um processo de design de transporte baseado em dados em parceria com a Commutifi usando uma variedade de ferramentas de análise interna. O design de transporte resultante foi capaz de melhorar os serviços de transporte conectando estações de trem e hubs de transporte chave com o local; fornecer serviços de coleta flexíveis sob demanda para áreas com conexões de transporte diretas inadequadas; fornecer serviços tecnologicamente habilitados para gerar dados ricos para análise e relatório sobre os movimentos dos funcionários; implementar serviços com veículos de emissão zero (ZEB) com pontos de carga incorporados na rota e planejamento flexível de serviços.
Além disso, os serviços de transporte e tecnologia foram integrados ao aplicativo de bem-estar do funcionário ‘Thames Valley Life’ para que os trabalhadores possam acessar facilmente informações e planejar suas viagens dentro de um único ambiente.
Ao implementar uma parceria de trabalho próxima entre proprietários do local, inquilinos, operadores de transporte e fornecedores de tecnologia, o TVP agora consegue entender melhor os deslocamentos dos funcionários. Isso lhes permitiu fornecer mais valor aos inquilinos por meio de dados e, como resultado, atrair funcionários de alta qualidade, oferecendo programas de ativação do local com fácil acesso. Nos 3 meses desde o lançamento, mais de 50.000 viagens foram feitas nos novos serviços, proporcionando confiança na qualidade do design da solução.
Ao encontrar uma solução de transporte compartilhado que atenda aos desafios enfrentados pelos funcionários em um nível individual, as organizações podem oferecer um modo de transporte novo, mais conveniente e, em última análise, muito mais sustentável. A Liftango trabalha com organizações para pesquisar e projetar a melhor solução de transporte para cada caso de uso – usando uma combinação da tecnologia inteligente TransitScan para identificar lacunas importantes no deslocamento existente de um funcionário e pesquisas com os funcionários para compreender verdadeiramente cada ponto de dor individual. Nossa plataforma de transporte compartilhado pode então fornecer uma solução personalizada fácil de implementar para sua organização.
Nossa tecnologia e suporte existem para ajudar você a lançar programas de transporte corporativo bem-sucedidos e maximizar o impacto sustentável. Entre em contato com um de nossos estrategistas de mobilidade hoje para uma consulta gratuita.