O que caracteriza o serviço do tipo DRT: A questão central das definições de DRT é a de que o serviço precisa ser realizado a pedido expresso do usuário, impulsionado pela demanda, não pela oferta.
O DRT é muito adequado, especialmente em duas situações: áreas de baixa demanda 1 (áreas rurais, áreas periféricas – franjas ou periferias) ou/e em períodos de baixa demanda 2 (hora do dia, dias da semana, estações do ano). Os objetivos perseguidos por essas duas formas de DRT variam:
Quatro principais recursos dos serviços de DRT podem ser destacados e definem as características e flexibilidade do serviço:
Em casos de alta demanda de mobilidade (em relação a tempo e espaço), geralmente já existe uma oferta de transporte público abrangente: o objetivo do DRT em tais ambientes é substituir veículos particulares.
Em casos de baixa demanda de mobilidade (em relação a tempo e espaço), pode-se observar duas situações distintas:
Em ambos os casos acima, o DRT pode servir para melhorar os serviços de primeira e última milha e ajudar a alimentar o transporte de massa. Os principais benefícios do DRT nesses casos são maior acessibilidade, conveniência e custos otimizados.
Dois casos de uso diferentes de DRT urbano e rural fornecem bons exemplos para esses tipos de serviços:
DART GoLinki em Dallas (Estados Unidos), um serviço de DRT urbano voltado para áreas de alta demanda: a cobertura deste serviço DRT não é sobre uma área contínua, mas entre zonas específicas em toda a cidade, de modo a fornecer conexão de primeira e última milha para serviços
A Dallas Public Transport Operator (Operador de Transporte Público) desenvolveu sua própria oferta de DRT e se envolveu em cooperação com empresas de transporte e táxi para aumentar a flexibilidade do sistema.
A Clic.cat em La Garrotxa (Espanha), um serviço DRT implantado em uma área rural de baixa demanda: o serviço estabeleceu rotas e horários, mas só é fornecido se solicitado com antecedência. Os usuários devem indicar sua parada de origem e destino para reservar o serviço. As reservas podem ser feitas por telefone ou por aplicativo móvel. O Clic.cat pode atender 30 paradas diferentes em uma rota de 45 km na região, fornecendo conexão para outras linhas de transporte público.
Uma pesquisa do Fórum Internacional de Transportes mostra que, ao fornecer opções flexíveis de mobilidade compartilhada, o DRT desempenha um papel na aceleração da transição de mobilidade sustentável em áreas rurais e periurbanas, na medida em que o serviço constitui um modo de transporte aceitável para a maioria dos usuários.
Este é um desafio em áreas de mobilidade de baixa densidade, onde o transporte público, quando existente, só atender a poucas e específicas necessidades de mobilidade. O planejamento adequado do serviço e o conhecimento local são fundamentais para uma implantação bem-sucedida em áreas de menor densidade. Nestas áreas, o DRT pode produzir uma ampla gama de benefícios para as comunidades, aumentando o acesso a serviços essenciais para os habitantes que não possuem uma carteira de motorista válida ou têm acesso a um veículo particular.
Em áreas urbanas e mais densas, a DRT tem o potencial de estender a rede central de transporte público com serviços flexíveis de primeira e última milha, substituindo viagens de carro particulares e, portanto, reduzindo a poluição atmosférica e sonora (local), limitando o congestionamento e o uso ineficiente do espaço e oferecendo soluções de mobilidade energeticamente eficientes.
Fonte: Traduzido com adaptações do trabalho EIT Urban Mobility NEXT 7 – Demand Responsive Transport – Recommendations for success deployment – Oct 2022