Exponencialidade no transporte

Como a “exponencialidade” se relaciona com as inovações e transformações pelas quais o setor de transporte e mobilidade urbana vêm passando? O texto a seguir é um extrato e tradução livre de material da @singularity e para o qual fiz algumas adaptações a fim de adequá-lo à indústria da mobilidade urbana.

 

“ Você provavelmente aproveitou muitos dos recentes avanços tecnológicos. E a sua organização? Pode-se dizer o mesmo a respeito dela? Um artigo de 2017 da Harvard Business Review relatou que, desde 2000, 52% das 500 empresas constantes da lista da Fortune 500 faliram, foram adquiridas ou deixaram de existir devido à disrupção digital. Além disso, de acordo com um Relatório de Previsão de Longevidade Corporativa da Innosight, em 2021, mantendo-se a atual taxa de rotatividade, 75% das empresas do S&P 500 em 2011 serão substituídas por novas empresas que entrarão no S&P 500 em 2027. Mudanças tecnológicas, econômicas e sociais estão abrindo caminho para que empresas menores e mais ágeis escalem e se interponham às organizações existentes a uma taxa exponencial. Objetivamente, a escolha de inovar é simples entretanto, quando se trata de realmente identificar e implementar uma estratégia para ajudar sua organização a evita a disrupção, as empresas e as equipes de liderança não conseguem gerar resultados.”

 

A indústria do transporte, além doa desafios mercadológicos que se apresentaram a partir do aparecimento de novos e ameaçadores modelos de negócios opondo-se à tradição dos mercados cativos, enfrenta uma crise de identidade, sem saber exatamente qual é o seu papel, menosprezando, em parte a sua função social e por outro lado, buscando subsídios que, se mal-empregados, podem perpetuar a ineficiência.

Tornarem-se organizações inovadoras, eco eficientes, atentas aos critérios de governança exigidos pela sociedade e responsáveis socialmente pode ser o bilhete de acesso para o caminho que leva à exponencialidade.

Alguns dos princípios expostos pela Singularity podem ser adaptados à realidade dos serviços de transportes e apresento aqui, a seguir, a exponencialidade sob a perspectiva de um empresário de transporte, consultor engajado em questões de sustentabilidade e governança, e empreendedor que lida com serviços de tecnologia que transformam o setor em um mais moderno, inteligente e sustentável.

Feito o “disclaimer”, vamos aos princípios e suas adaptações:  

 

“DESENVOLVER UMA PROFUNDA COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS EXPONENCIAIS

O desenvolvimento humano nos últimos 250.000 anos tem sido local e linear. Compare isso com os últimos 50 anos, e está claro o quão global e exponencial o desenvolvimento humano se tornou. Embora tenhamos vivido em tempos de crescimento exponencial e visto em primeira mão o impacto dessas tecnologias na sociedade, permanecemos presos a uma mentalidade local e linear. Nossos cérebros não acompanharam o ritmo da tecnologia, que dobra seu impacto a cada 18 a 24 meses.

Ao contrário do crescimento linear, que resulta da adição repetida de uma constante, o crescimento exponencial é a multiplicação repetida de uma constante. É por isso que o crescimento linear produz uma linha reta estável ao longo do tempo, mas o crescimento exponencial dispara. Aqui está outra maneira de pensar sobre isso: imagine que você vai andar por uma estrada dando passos de um metro de comprimento. Você dá 6 passos e progrediu seis metros (1, 2, 3, 4, 5, 6). Depois de mais 24 passos, você está a 30 metros de onde começou. É fácil prever onde mais 30 etapas o levarão – essa é a simplicidade do crescimento linear. No entanto, deixando a anatomia de lado, imagine que você poderia dobrar o comprimento de sua passada. Agora, quando você dá seis passos, você realmente progrediu 32 metros (1, 2, 4, 8, 16, 32), o que é significativamente mais do que os 6 metros que você moveria com passos iguais. Surpreendentemente, pelo passo número 30, dobrar seu passo o colocará a um bilhão de metros de onde você começou, uma distância igual a vinte e seis viagens ao redor do mundo. Esse é o poder surpreendente e não intuitivo do crescimento exponencial. A tecnologia está se desenvolvendo a taxas exponenciais, transformando produtos e serviços e interrompendo indústrias.”

 

“O co-fundador da Singularity, Peter Diamandis, compartilhou uma estrutura para ajudar a colocar essas mudanças e oportunidades resultantes em contexto. os “seis D´s”

Digitalização

“Podemos transformar cada produto ou serviço em “1s e 0s”. Uma vez que uma tecnologia é digitalizada, ela se torna uma ciência da informação, para que possamos usar computadores para gerenciá-la.”                             

 

Bom, a digitalização não deve atingir diretamente o serviço de transporte, mas várias iniciativas e processos assessórios podem sim, se digitalizar, e trazer agilidade e maior qualidade de gestão. Serviços como plataformas de vendas online, sistemas de pagamentos por aplicativos móveis, roteirização por meio de algoritmos, reservas e contratação de serviços sob demanda podem e devem se utilizar da tecnologia para facilitar o crescimento das operações, minimização da ociosidade e maior satisfação dos clientes e da sociedade.

Decepção

“O crescimento exponencial é difícil de detectar, a princípio. No início da maioria dos ambientes de avanço exponencial, os estágios iniciais de desenvolvimento são quase imperceptíveis. Por exemplo, quando 0,01 dobra para 0,2, tudo ainda se parece com 0.                      

 

Muito provavelmente, algumas das tecnologias que irão representar a disrupção nos serviços tradicionais já estão aí, no mercado, impactando muito pouco os serviços convencionais, e se não prestarmos atenção a elas e incorporarmos aos nossos serviços, elas provavelmente, atuarão sobre algum dos elos frágeis da cadeia de valor dos serviços de mobilidade urbana oferecendo alternativas a eles e forçando a mudança de comportamento.

 

Podemos associar este processo às tecnologias de mobile ticketing, as novas formas de pesquisa que substituirão as tradicionais e onerosas O/D, os serviços sob demanda, as novas formas de energia e aos novos modelos de negócios que incluem terceirização em vários

Disrupção

“As tecnologias exponenciais podem tornar o paradigma anterior obsoleto, superando-o em eficácia e custo. Por exemplo, em nosso exemplo numérico, uma vez que chegamos a “1”, o aumento exponencial rapidamente se torna disruptivo – estamos em 1 bilhão apenas 30 duplicações depois.”           

 

Para ilustrar a disrupção no setor de transporte, duas atividades extremamente onerosas e difíceis podem nos mostrar como a forma tradicional tende a ser repensada completamente. Os serviços de bilhetagem tendem a ser muito impactados pela digitalização dos serviços que tendem a se baratear com a sua popularização e ao provar sua eficiência servirão como nova medida de desempenho.

Outro processo que tende a ser muito impactado pelas novas tecnologias são as pesquisas de perfil de deslocamentos e impacto ambiental deles. Ainda hoje, as pesquisas de Origem x Destino são necessárias mas têm diversas limitações, tanto no que diz respeito ao seu custo operacional como a sua capacidade de captar a jornada do consumidor do momento que a decisão do deslocamento é tomada até a avaliação do serviço utilizado. Com rastreamento, mapas de calor e cruzamento de dados demográficos, as pesquisas podem passar a contribuir de forma muito mais efetiva para a elaboração de políticas públicas.   

Desmaterialização

“Itens antes grandes e pesados agora cabem facilmente em nossos bolsos. A miniaturização de sensores emparelhados com a digitalização transformou “coisas” tangíveis como câmeras de vídeo de alta resolução e sistemas GPS em aplicativos digitais em nossos smartphones.”

 

Os serviços de transporte dificilmente serão impactados pela desmaterialização, o que é muito provável, porém, é a substituição dos ativos comuns à indústria da mobilidade urbana, tais como as garagens, oficinas de manutenção, escritórios e espaços dedicados aos motoristas e cobradores sejam radicalmente modificados ou ainda substituídos por outros ativos diferentes.

Desmonetização

Através do processo de desmaterialização, podemos escalar algumas destas atividades e eventualmente desmonetizá-los, porque o custo de duplicação e distribuição de serviços de tecnologia é próximo de zero em casos específicos.                        

 

Ainda que não seja desmonetização em seu sentido mais explícito, podemos considerar as discussões acerca da universalização do acesso gratuito aos serviços de transporte como uma demonstração de que a métrica da eficiência baseada na distribuição dos custos por um universo específico de usuários diretos pode estar com seus dias contados. Ainda que não seja implementada imediatamente, aponta para um futuro em que a qualidade dos deslocamentos urbanos determinará o grau de desenvolvimento e qualidade de vida daquela sociedade.

 

Democratização

“Produtos, serviços e informações anteriormente disponíveis para alguns poucos privilegiados agora são acessíveis por uma porcentagem cada vez maior da população global. Qualquer pessoa com um smartphone e uma conexão com a Internet tem os mesmos recursos de comunicação e acesso às mesmas plataformas que um bilionário.”

“A ideia de pensamento exponencial vai contra a maneira como damos sentido ao mundo de hoje”

Citação do Dr. Ray Kurzweil, co-fundador e chanceler, membro do conselho da Singularity e autor de The Singularity Is Near.

 

Talvez, em função da aplicação de todos os princípios apresentados anteriormente, a democratização dos serviços de transporte acontecerá de forma natural e fluida.

Todas as outras condições e fatores externos já parecem estar disponíveis para que o grande passo seja dado.

 

Algumas das empresas que participam deste processo fazem parte do portfólio da @OPTAI e acreditamos que a modernização dos serviços de transporte virá a partir de alguns dos “players” globais, tais como a @liftango com serviços de transporte sob demanda tanto para serviços de mobilidade corporativa bem como no transporte público; a @instant-system que agrega serviços em um único supeerapp facilitando a utilização e provendo equilíbrio e governança aos sistemas, a @comutifi com metodologia inovadora de pesquisa voltada exclusivamente para o setor de mobilidade e com foco no impacto e eco eficiência dos serviços, a @airweb com meios de pagamento digital e ainda a @movmi com design e assessoria na implantação de redes de micro mobilidade para a construção de sistemas de transporte mais justos, transparentes e que primem pela sustentabilidade, governança e equidade social.

Traduzido e adaptado a partir “Singularity Hub. 
Peter H. Diamandis and Jason Dorrier.” 

© 2021 – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Startup soluções digitais