O Transporte Responsivo à Demanda (DRT) está começando a a ganhar espaço em diversos lugares do mundo, principalmente em áreas rurais e de menor densidade demográfica. A existência das linhas fixas regulares, mal aproveitadas, com baixa ocupação e intervalos enormes tende a ser parte da história. Os ônibus operando rotas fixas e regulares já demonstraram sua alta eficiência como transporte de massa, e adequação em áreas com urbanas e com alta densidade, mas se demonstram pouco alinhados com as necessidades das regiões escassamente povoadas, nas quais as áreas são muito grandes e servidas por precária infraestrutura
O DRT e principalmente o DDRT, que agrega o componente dinâmico à essa equação serve como opção eficiente para servir tais áreas liberando recursos financeiros, físicos e humanos para as áreas mais densamente povoadas. O serviço DDRT provê cobertura mais eficiente para áreas geográfica maiores e podem servir de alimentadores para as linhas de rota fixa – contribuindo assim para aumentar o contingente de passageiros nas rotas fixas e a abrangência da rede como um todo. Ao melhorarmos as condições de acesso de comunidades com maior grau de isolamento pode significar mais oportunidades a postos de trabalho opções de crescimento e lazer para essas comunidades que com muita frequência são negligenciadas.
Para o desenvolvimento de serviços de transporte, tanto urbano quanto rural, a sustentabilidade, equidade e uso da tecnologia trazem benefícios sociais e econômicos relevantes e podem transformar o cenário da mobilidade para o cliente final, os operadores e as agências de transporte.
Os serviços do tipo DDRT permitem readequação da oferta de serviços em diversas dimensões:
- Tempo
- Capacidade
- Tamanho dos veículos
- Uso de dados
- Maximização dos recursos
Ao lançar o serviço de DDRT @litango em uma região específica, automaticamente, franqueamos acesso aos serviços de transporte a 100% dos habitantes da área com acesso digital com ganhos enormes de abrangência e eficiência.