Como a tecnologia está sendo aplicada para tornar o transporte mais sustentável?
✓ Carpooling.
✓ Transporte responsivo à demanda.
✓ Plataformas de operações de transporte para tornar as operações mais eficientes e fáceis de gerenciar.
O Transporte Responsivo à Demanda tem muitos nomes e variações, mas o que sustenta todo esse sistema é sua natureza dinâmica. Os passageiros podem reservar sua viagem através do uso de um aplicativo e, através de algoritmos avançados, a viagem se adapta para recalcular o melhor curso possível para todos os passageiros. Este modelo é usado para muitos serviços, incluindo Transporte para serviços de saúde, Dial-a-Ride ou Paratransit. Este novo modelo de transporte pode ser bastante benéfico quando se trata de um movimento em direção ao transporte sustentável, devido aos seus vastos impactos ambientais, econômicos e sociais.
O Transporte Responsivo à Demanda amplia as áreas de serviço, uma vez que seu algoritmo sofisticado pode traçar o curso ideal, permitindo que as agências de trânsito expandam sua área de operações. Ao fornecer um modo de transporte conveniente e facilmente acessível, este modelo também poderia reduzir o número de veículos de ocupação única em nossas estradas, limitando assim a quantidade de emissões de carbono na atmosfera. Há também um benefício econômico para o Transporte Responsivo à Demanda. Essa forma de transporte é mais econômica do que a propriedade de veículos particulares, uma vez que se baseia principalmente em um modelo de transporte compartilhado. Isso significa que os custos são compartilhados, como normalmente seriam através de outras formas de transporte coletivo, como o ônibus. Também pode ajudar a resolver lacunas no transporte público, como o problema da primeira milha / última milha, tornando a experiência de transporte do viajante frequente ainda mais satisfatória. Socialmente, o Transporte responsivo à demanda tem o potencial de melhorar muitos aspectos de nossas vidas diárias.
Semelhante ao compartilhamento de carros, esse modelo de trânsito pode permitir que as pessoas acessem com eficiência o trabalho e outros recursos e serviços essenciais. Isso eliminaria as tensões da propriedade de carros particulares, como tráfego e estacionamento, bem como as taxas de combustível e manutenção, que geralmente têm influência na saúde física e mental. Poderia ainda melhorar as conexões sociais dentro de um local de trabalho se as empresas oferecessem esse serviço de transporte para seus funcionários.
Problema:
North Lincolnshire é uma das maiores zonas de serviço sob demanda, cobrindo 876 quilômetros quadrados em um ambiente rural de baixa densidade. Isso representou um desafio para as soluções anteriores de reserva por centrais de agendamento e rota fixa devido à incapacidade de financiamento adequado para torná-las uma opção viável. O novo serviço precisaria conectar os residentes de uma maneira que fosse conveniente, tecnologicamente inovadora e econômica, complementando os serviços de transporte público existentes na área.
Solução: A solução da Liftango criou um modelo orientado pela tecnologia ao combinar o transporte comunitário e as viagens de transporte público regular, melhorando assim a eficiência geral da frota. Para superar o problema dos veículos que se agrupam ou “convergem” em clusters de demanda de passageiros, eles são encaminhados para pontos de interseção estratégicos entre as viagens. Isso garante uma distribuição uniforme de veículos em toda a zona de serviço, colocando-os em sintonia com a demanda prevista de passageiros. Foram concluídos outros trabalhos sobre a identificação e exclusão de corredores de trânsito de rota fixa conhecidos. Isso garantiu que o serviço DRT não canibalizasse as fontes de receita do transporte público existente, e em vez disso complementasse a rede e conectando-as as áreas escassamente povoadas e carentes de North Lincolnshire.
Resultados:
Problema:
Half Moon Bay Marina é um centro de atração de deslocamentos importante, fornecendo serviços de balsa para os passageiros. O principal serviço de ônibus de rota fixa que liga as balsas foi descontinuado em outubro de 2020. Isso deixou os moradores que dependiam do transporte público em viajens de e para Auckland CBD sem uma alternativa segura para fazer sua viagem.
Solução:
Em consonância com a Auckland Transport, foi estabelecida uma zona de serviço responsiva à demanda para maximizar a cobertura e permitir a consolidação da demanda para criar um serviço de primeira e última milha de e para a balsa. Os horários de serviço foram definidos para garantir a facilidade de manutenção do período de pico de demanda sete dias por semana e uma frota de Mercedes Benz Sprinters foi implantada na área. Os passageiros podem reservar viagens através de um app para smartphone ou através do Call Center dedicado, falando com um operador treinado. A Liftango em colaboração com a equipe da Transdev Australasian Communications foi acionada para o desenvolvimento e gestão do website do serviço.
Resultados:
Fontes: Banco Mundial (2020), Associação Americana de Transporte Público, Departamento de Transportes dos EUA (2017)