Carpool – Compartilhamento de viagens

Como a tecnologia está sendo aplicada para tornar o transporte mais sustentável?

✓ Carpooling.

✓ Transporte responsivo à demanda.

✓ Plataformas de operações de transporte para tornar as operações mais eficientes e fáceis de gerenciar.

Carpool - Compartilhamento de viagens

O carpool, compartilhamento de viagens, não é um conceito novo no esquema de mobilidade urbana. Este modo de transporte remonta aos anos 70, onde as empresas empregavam iniciativas para ajudar seu pessoal a ter meios confiáveis de ir para o trabalho. Com a propriedade de carros se tornando mais acessível, nos afastamos desse modo de deslocamento, apesar de seu potencial para aliviar muitos dos desafios ambientais, econômicos e sociais que enfrentamos agora.

 

Entre 2010 e 2019, o compartilhamento de carros diminuiu de 9,7% para 8,9%, com a maioria dos passageiros preferindo viagens individuais em carros particulares. O incremento do compartilhamento de viagens, poderia ter um impacto significativo não apenas no tráfego e congestionamentos, mas no tempo gasto nos deslocamentos. Conseguir estacionar nas grandes cidades é demorado e custoso, e através do compartilhamento das viagens, esse problema é aliviado, uma vez que menos veículos farão os mesmos trajetos regulares. Ao reduzir o número de veículos e aliviar o tráfego, minimizamos as emissões de gases nocivos ao meio ambiente impactando no efeito estufa.

O compartilhamento de carros também tem impacto econômico, uma vez que economiza despesas associadas à propriedade de carros particulares, incluindo combustível, manutenção, registros e estacionamento. Organizações que implementam programas de estímulo à carona como opção de mobilidade corporativa podem impactar suas próprias despesas, como infraestrutura e vagas de estacionamento para carros particulares.

Socialmente, a carona tem ainda o potencial de impacto na saúde mental, tornando as condições de transporte mais equitativas, proporcionando a muitos um meio acessível de acesso ao local de trabalho ou a outros recursos e serviços essenciais. Melhoraria ainda a experiência como um todo, com menos carros na estrada que poderiam causar congestionamento de tráfego e problemas de estacionamento. A carona também pode melhorar as conexões sociais no trabalho, bem como a satisfação dos funcionários no trabalho.

Os programas de carona com impacto positivo nas questões climáticas e sustentabilidade tais como os da Liftango aumentam a oferta de caronas, geram dados e informações úteis à gestão da mobilidade e servem de indicadores confiáveis do envolvimento das organizações nas questões ambientais. Não só fornecemos uma maneira segura e confiável de reduzir o número de veículos em nossas estradas, mas fazemos com que todos os veículos participantes do programa de compartilhamento tenham impacto positivo para o clima. A ação positiva para o clima envolve a remoção de mais emissões da atmosfera do que as criadas, impactando de maneira abrangente e positiva o clima.

Caso Woolworths

Problema: A sede do Woolworths Group tinha um grave congestionamento de estacionamento.

Com o estacionamento sob enorme pressão, todas as manhãs e tardes demandavam uma equipe de manobristas para acomodar carros nas vagas disponíveis, o que demandava esforço, recursos e tempo. Disputar espaço para estacionamento não era uma maneira sensata de administrar a mobilidade corporativa da Woolworths, que ainda havia se comprometido a reduzir suas emissões de carbono em 10%.

Solução:

  • Um aplicativo com a marca Team Ride
  • Programa de estímulo à carona para reduzir a quantidade de congestionamento de estacionamento
  • 52 vagas de estacionamento garantidas para os utilizadores do Team Ride
  • Um programa de recompensas personalizado para usuários frequentes
  • Apoio no desenvolvimento do projeto e da comunicação
  • Painel de controle em tempo real

Resultados:

O Woolworths Group teve uma excelente aceitação desde o início, resultando em 6607 veículos a menos nas estradas já nos primeiros três meses. Com o programa de comunicação e recompensas customizadas, a Woolworths promoveu 2500 viagens por mês e economizou aproximadamente 16.000 kg de CO2 no período.

Caso “Universidade de Newcastle”

A Universidade de Newcastle (UoN), localizada em NSW, Austrália, foi cliente beta da Liftango e abriu o caminho para o sucesso com o dos programas de carona universitária compartilhada.

 

Embora eles tenham se apresentado como um dos principais clientes de carona da Liftango, seu crescimento tem sido constante. Após o sucesso inicial e sua iniciativa de estacionamento gratuito, a UoN queria melhorar e transformar seus programas de recompensas para que atraíssem mais os alunos.

Solução:

  • Estudo e análise de cenário sob a ótica dos usuários e alunos, e determinar recompensas

apropriadas

  • Oferta de estacionamento gratuito para os participantes de programas de carona, economizando com impacto anual financeiro bastante considerável.
  • Comunicação adequada para usuários potenciais e atuais
  • Integração e criação de processo integrados aos sistemas de estacionamentos da UoN
  • disponibilização de informações e resultados de testes e medições

Resultados:

 

A Universidade de Newcastle teve um incremento no uso mensal da ordem de 38% depois que o estacionamento gratuito vinculado ao aplicativo de carona entrou em operação. A customização das recompensas em função impacto na questão climática influenciou significativamente a aceitação por parte dos estudantes, do programa de compartilhamento de viagens.

 Fontes: Banco Mundial (2020), Associação Americana de Transporte Público, Departamento de Transportes dos EUA (2017)

© 2021 – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Startup soluções digitais